Instalação do ISA Server 2004 no Small Business Server 2003 R2
Visão Geral
Nesse tutorial iremos ver como instalar o Firewall Microsoft Internet Security and Acelaration Server 2004 no Servidor Small Business 2003 R2
Pontos Importantes:
- É importante desabilitar qualquer software de antivírus para evitar que o Setup seja interrompido. Lembre-se de reativar após a instalação do ISA Server.
Instalação
- Insira no Drive o CD1 de Tecnologias Premium
- Na tela Inicial Click em Instalar o Microsoft Internet Security and Acelaration Server 2004

- Na tela Bem-Vindo ao Assistente de Instalação do ISA click em Avançar

- Aceite o Contrato de Licença clicando em "ceito os termos de contrato de licença" e click em Avançar

- Na tela seguinte escolha o local de instalação e click em Avançar

- Na próxima tela final click em concluir

- Aguarde o andamento da Instalação...

- Na Tela do Assistente de Conexão com Internet e Email click em avançar

- Na tela seguinte selecione o tipo de conexão e click em Avançar

- Na tela conexão de Rede click em Avançar

- Na tela conexão direta em banda larga informe o Gateway Padrão e DNS do provedor e click em Avançar

- Na tela seguinte marque a caixa Habilitar o Firewall e click em Avançar

- Configure os Serviços que serão utilizados e click em Avançar

- Na tela seguinte mantenha habilitado o OWA (email seguro via Browser) e Local de Trabalho Remoto (Acesso ao servidor pelo browser via https)

- Como provavelmente você já tenha rodado o Wizard de Configuração de Internet e E-mail uma vez, mantenha selecionado criar um novo Certificado de Servidor Web e Click em Avançar (este certificado precisa ser exatamente igual a URL que o usuário irá digitar para acessar o servidor, caso contrário o acesso será bloqueado). Nesse exemplo estou assumindo que o servidor terá um IP público e o acesso será direto a ele

- Na tela "Email da Internet" Click Não alterar a configuração de email da Internet e click em Avançar

- Click em Concluir

- Na tela o Assistente foi concluído com êxito click em fechar

- Click em Fechar para concluir a instalação do ISA Server

- Para aplicar as configurações será necessário reiniciar o Servidor, click em OK

Conclusão:
Nesse tutorial vimos como instalar o ISA Server 2004 no servidor Small Business 2003 R2
Autor: Daniel C. Santos
MVP Windows Server System - Small Business Server
Blog: http://carlosfprocha.com/blogs/danielsantos/
Sites:
Comunidade: http://www.culminisconnections.com/sites/itpartnersgroup/default.aspx
Corporativo: http://www.dacnetwork.com.br/