Decisão técnica ou política? - Tecnologias

Tecnologias

Assuntos diversos ligados à tecnologia.

Syndication

Receive Email Updates



Decisão técnica ou política?

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral autorizou nesta quinta-feira (13) a substituição dos sistemas operacionais VirtuOS e Windows CE para o sistema aberto Linux, adaptado pelo próprio órgão, em todas as 430 mil urnas eletrônicas usadas nas eleições de 2008, que escolherão prefeitos.

Segundo o tribunal, o objetivo é conferir mais transparência e confiabilidade à urna e ao processo eleitoral.

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) sugeriu a adoção de um sistema baseado em software livre, adaptado para a urna eletrônica, para facilitar a certificação de confiabilidade e segurança do software usado pelos terminais.

A equipe técnica do TSE, desde 2002, vem realizando testes para viabilização de uma solução de código aberto. Entre as vantagens citadas pelo órgão, estão a possibilidade de usar Linux em todos os modelos de urna, além da transparência e independência oferecidas pelo sistema já que o processo eleitoral se livre de pressões mercadológicas para atualização de versão.

Ainda de acordo com o tribunal, a substituição aumentará a credibilidade das eleições, pois a substituição dos atuais sistemas utilizados por Linux é um fator facilitador para apresentação do sistema na íntegra, incluindo o núcleo, sem as dificuldades impostas pela propriedade intelectual dos criadores.

Fonte: http://www.mugrs.org/news.asp?id=1384

As questões que ficam são?

  1. Qual transparência será acrescentada ao processo? Os eleitores poderão conferir o código-fonte das urnas? Eles entenderiam?
  2. Fica mais difícil ou mais fácil de manipular um software ao qual temos acesso ao código-fonte?
  3. Quem audita as urnas? Funcionários do mesmo governo que delibera sobre o seu uso?
  4. Quantas vezes se atualiza software embarcado? Alguém atualiza seu Windows Mobile a cada versão que sai? Ou mesmo um Palm??
  5. Quantas pessoas tem na equipe técnica do TSE? Serão essas pessoas TÃO melhores tecnicamente do que toda a equipe de desenvolvedores do Windows CE?
  6. Terá a versão do sistema operacional das urnas, uma base instalada para testes equivalente ao menos a 2% da base do Windows CE?
  7. Alguém acredita que um sistema com uma base instalada irrisória tem alguma chance de ser mais e melhor testado do que um dos líderes de mercado?
  8. Até quando o povo aceitará calado aos desmandos a que está sujeito??

Published segunda-feira, 17 de dezembro de 2007 11:08 by Paleo

Filed under:

Comments

No Comments

Leave a Comment

(required) 
(required) 
(optional)
(required)