OPK 2 - Tecnologias

Tecnologias

Assuntos diversos ligados à tecnologia.

Syndication

Receive Email Updates



OPK 2

Agora vamos iniciar a pré-instalação, selecione a primeira opção, para não selar...

 

agora selecione o sistema operacional que deseja instalar:

 

Neste momento é indiferente o sistema operacional que você escolher, pois os passos serão os mesmos. Há algumas particularidades para quando estamos instalando o Small Business Server, mas abordarei elas em um artigo futuro.

Agora a parte mais importante, o comercial, :D. Identifique a sua empresa e o modelo do computador.

Agora será solicitada a chave do produto. Aqui temos duas opções:

1. informamos uma chave qualquer que poderá ser alterada manualmente no arquivo de respostas, ou;
2. deixamos em branco, para que a chave seja solicitada durante a instalação.

 

Agora aproveite para instalar outros aplicativos, como o Office 2003, por exemplo. Para isto basta que eles estejam em uma pasta do servidor.

O argumento "/q OEM=1" aqui é muito importante pois nos possibilitará fazer a instalação não assistida.

Agora vamos fornecer o logotipo de nossa empresa, para aparecer nas propriedades do sistema (clique direito em Meu Computador - Propriedades). A imagem deve possuir tamanho máximo de 172 x 100 pixels e precisa ser .bmp.

Agora temos outra chance de divulgar nossa empresa, pois podemos definir o logo que aparecerá na primeira vez em que a máquina for inicializada. Este terá um tamanho máximo de 255 x 40 pixels.

 

Nas configurações de horário e idioma (teclado), permita que o usuário as altere. As demais deixe no padrão.

 

Agora podemos fazer outro comercial, através da disponibilização de um tutorial para uso do mouse. Este tutorial não está pronto, portanto terá de ser criado pelo integrador, na forma de uma página de internet .htm, com o nome de mouse.htm. De qualquer forma, vale a pena criar um, pois será outro diferencial.

 

A detecção de dispositivos USB é um dos principais motivos para chamados de suporte, portanto as opções abaixo devem ser habilitadas e os modelos que vem no kit devem ser personalizados. São páginas html, mas estão em inglês, portanto além de personalizar o integrador terá de traduzí-las.

Aqui temos outra oportunidade muito interessante de incrementar o faturamento. Um acordo com algum provedor de internet, para que a máquina já saia pré-configurado para a navegação na web. Desta forma o cliente que assina o contrato com o provedor no ato da compra, já sai com o seu computador pronto.

 

Agora você pode criar um botão personalizado no internet explorer, para chamar um programa de sua autoria, ou até mesmo um protetor de tela, conforme o exemplo abaixo:


Agora aproveite para determinar os links de página inicial, pesquisa, ajuda e suporte do navegador de seu cliente.

 

Você ainda pode incluir outros sites nos favoritos, ou links.

 

Agora aproveite para inserir alguns atalhos no menu iniciar, mas lembre-se que eles devem estar na máquina do cliente. Noutro artigo mostro como inserí-los.

Aproveite ainda para inserir um botão no menu iniciar, que aparecerá sempre, fixando a sua marca e chamando um arquivo executável ou uma página, como você preferir.

 

Aqui termina a saga, agora é só gravar o arquivo e definir um compartilhamento.

Published terça-feira, 4 de março de 2008 17:18 by Paleo

Filed under:

Comments

# re: OPK 2@ segunda-feira, 12 de maio de 2008 17:25

Voce também irá disponibilizar artigos do OPK para Windows Vista utilizando o Windows System Image Manager?

Thiago

# re: OPK 2@ segunda-feira, 12 de maio de 2008 17:46

Oi Thiago,

sim, pretendo fazer isto, mas vai demorar um pouco. Será por volta de Julho, pois até lá a correria ainda está MUITO grande...

Paleo

# re: OPK 2@ sábado, 17 de abril de 2010 17:39

Olá!! tudo bem!Legal o artigo !! Parabens! consegui fazer tudo certo o que vc mostrou, so que eu nao entendi agora como eu gravo pela rede! ou seja na maquina de destino! a pasta OPKTools esta compartilhada e quando eu acesso a maquina sendo nova para ser vendida ou usada ( algum cliente que precisa formatar) eu acesso mas nao sei como instalar pela rede. vc poderia me ajudar qual comando como eu faço? Se eu tenho que bootar pela rede etc... Obrigado !!!

Rick

# re: OPK 2@ domingo, 16 de maio de 2010 17:55

Rick, repare que este é apenas o segundo artigo da série, ele segue em:

carlosfprocha.com/.../opk-3.aspx

carlosfprocha.com/.../opk4-criando-a-imagem-do-windows.aspx

Paleo

Leave a Comment

(required) 
(required) 
(optional)
(required)