ISO rejeita apelações contra OpenXML
Pedidos de Brasil, Índia, África do Sul e Venezuela são descartados por falta de apoio. Organização deverá aprovar padrão da Microsoft.
Por IDG News Service/EUA
15 de agosto de 2008 - 18h39
A Organização Internacional de Padronização (da sigla em inglês, ISO) e a Comissão Eletrotécnica Internacional (da sigla em inglês, IEC) deram luz verde para publicar a especificação OpenXML, da Microsoft, rejeitando quatro apelações que tentavam rever a decisão.
Os conselhos técnicos tanto da ISO como da IEC aprovaram a publicação do ISO/IEC DIS 29500, nome oficial da especificação do OpenXML, afirmou a ISO nesta sexta-feira (15/08). O padrão deverá ser publicado nas próximas semanas após as organizações finalizarem os documentos, desde que não haja mais apelações contra a decisão.
De acordo com o anúncio, as apelações de Brasil, Índia, África do Sul e Venezuela não obtiveram o suporte necessário de dois terços dos membros dos Conselhos de Gerenciamento Técnico da ISO e da IEX, processo exigido para que o processo seja levado adiante.
No entanto, estes países podem ainda apelar aos conselheiros executivos da ISO e da IEC para revisão e processamento, que poderá atrasar mais a publicação da especificação.
No mês passado, executivos da ISO e do IEC recomendaram a rejeição às apelações dos países. Entre as razões para o pedido da apelação, estão supostas violações associadas à votação em lote realizada em fevereiro que eventualmente levou à aprovação do OpenXML em 1º de abril.
A Microsoft enviou o OpenXML à ECMA International, outro órgão de padrões, em novembro de 2005 em um esforço para passá-lo pelo processo "fast track" enquanto o padrão rival, Open Document Format, passava pelas certificação dentro da ISO.
O processo de "fast track" e a subseqüente aprovação foi pontuada por reclamações sobre um suposto comportamento inescrupuloso da Microsoft, a implementação falha da votação e a aprovação de definições amplas demais, o que levou Brasil, Índia, Venezuela e África do Sul a protestarem.
http://www.notilog.com/notilog/includes/pnewsite/notilog_2004/home/noticiaopen.php?ID=1373566&lan=por&tipo=2&cl=522