agosto 2010 - Posts - Tecnologias

Tecnologias

Assuntos diversos ligados à tecnologia.

Syndication

Receive Email Updates



agosto 2010 - Posts

Obtendo o WM 6.5 para o seu telefone celular

Existem duas formas simples, fáceis e relativamente seguras de obter o WM 6.5 para o seu celular:

1) faça o download do site de sua operadora de telefonia celular (pouca chance de encontrar este download em operadoras brasileiras);

2) faça o download do site do fabricante do aparelho (em alguns casos se consegue).

Mas o que fazer se não estiver disponível em nenhum dos dois locais?

Aí chega a hora de recorrer para o forum xda developers: http://forum.xda-developers.com/index.php

O que é este forum? É um dos mais conceituados em termos de telefonia celular e também o local onde são disponibilizadas ROMs não oficiais para telefones celulares. Como assim "não oficiais"? Isso significa que elas contém softwares piratas? Não, apenas que não foram desenvolvidas pelas operadoras de telefonia, nem pelos fabricantes dos telefones.

Mas então quem as desenvolve? Voluntários do site.

Eles não cobram nada por isso? Não, mas aceitam doações se desejares realizá-las, :D.

É seguro utilizar as ROM deles? Toda vez que você gravar uma ROM "não oficial" em seu telefone celular haverá riscos envolvidos, podendo chegar ao caso extremo da perda total do aparelho.´

É comum ocorrer esta perda total? Não, na grande maioria dos casos funciona tudo ou basta realizar uma nova gravação de ROM que volta tudo ao normal.

Eles possuem softwares para qualquer celular? O foco principal são os Smartphones.

Sei de pessoas que já iam aposentar seu velho Smartphone com WM 6.1, quanto atualizaram ele para a o WM 6.5 e ficaram maravilhados! Felizmente não conheço ninguém que tenha danificado nenhum aparelho com estes procedimentos.

Mas para que eu poderia querer atualizar meu WM 6.1 para a versão 6.5? Simples, acesso a novos recursos, como por exemplo, Office Mobile 2010!

Quais as garantias de funcionamento? Nenhuma.

Posted terça-feira, 31 de agosto de 2010 11:44 by Paleo | with no comments

Filed under:

Presentation Companion agora para Office 2007 também

Um dos recursos mais bacanas do novo Office Mobile 2010 é a possibilidade de integrar ele com o Office 2010 e comandar uma apresentação a partir do celular, como descrito aqui:

http://carlosfprocha.com/blogs/paleo/archive/2010/06/10/comandar-apresenta-231-227-o-do-powerpoint-atrav-233-s-do-telefone-celular.aspx

Agora, o que fazer se você não possui o Office 2010 em seu notebook, mas sim o Office 2007? Sem problemas, pois agora o Presentation Companion também suporta o Office 2007!

Simplesmente faça o download do PC aqui: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=F74BE278-D2D8-442F-8F4E-77DD8F08F1EB&displaylang=en

Caso necessite da versão para 64-bits deste software, o download é em: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=en&FamilyID=e3d5b853-9b79-482b-af62-2426e2ada7ef

Posted terça-feira, 31 de agosto de 2010 11:35 by Paleo | with no comments

Filed under:

Office Mobile 2010 Grátis

Você gostaria de possuir o Office Mobile 2010 em seu dispositivo WM, mas ele não foi disponibilizado pelo seu provedor de serviços?

Não se preocupe, pois ele é gratuito!

Word Mobile  Excel Mobile

SharePoint WorkSpace Mobile  OneNote Mobile

E é claro o PowerPoint Mobile, que eu já abordei neste post: http://carlosfprocha.com/blogs/paleo/archive/2010/06/10/comandar-apresenta-231-227-o-do-powerpoint-atrav-233-s-do-telefone-celular.aspx

 Não perca mais tempo, obtenha logo o seu!

Mais informações em: http://marketplace.windowsphone.com/details.aspx?appId=3c5f7fc0-313e-4518-8786-e13ca4873815&retURL=/search.aspx%3Fkeywords%3Doffice%2520mobile#

Ok, você acessou o site do link mas não encontrou a URL para download. O que fazer agora?

O Office Mobile 2010 só pode ser obtido através do Marketplace de seu telefone celular! Mais um detalhe, ele só fica visível se você possuir a versão 6.5 ou superior do WM.

O que fazer então se você estiver utilizando a versão 6.0 ou 6.1? Não basta fazer o download do Marketplace?

Não, não basta. Você terá de atualizar a ROM de seu celular para a versão 6.5. Procure por uma atualização de ROM no site de sua operadora ou do fabricante de seu celular.

Caso não encontre a ROM atualizada, ainda existe alguma alternativa? Sim, mas abordarei este tema no próximo post. Até lá!

Posted terça-feira, 31 de agosto de 2010 11:22 by Paleo | with no comments

Filed under:

Windows Marketplace for Mobile

 

Se você é usuário de um Windows Phone, seguramente já sabe que a forma mais fácil de obter programas para ele é procurá-los no Windows Marketplace, mas o que fazer se a sua versão do Windows Mobile é inferior à 6.5?

Pois é, o Windows Marketplace está disponível da versão 6.5 em diante do WM... Não, isto é passado, agora mesmo que você use a versão 6.0 ou 6.1 do WM, poderá ter acesso ao Marketplace, para isto basta que instale o software dele disponível em: http://www.microsoft.com/windowsmobile/en-us/downloads/get-marketplace.mspx

Mas vale mesmo a pena instalar o Marketplace? Sim, com certeza, pois através dele você terá acesso a vários softwares para o seu WM.

Não perca tempo, acesse agora, faça o download e instale o Marketplace em seu Windows Mobile: http://www.microsoft.com/windowsmobile/en-us/downloads/get-marketplace.mspx

 

Posted terça-feira, 31 de agosto de 2010 11:07 by Paleo | with no comments

Filed under:

SBS POP3 Connector deixando cópias das mensagens no servidor

Sim, todos sabemos que no Outlook é muito fácil de configurar isto, mas digamos que seus e-mails não estejam configurados no Outlook mas sim no POP3 Connector do SBS.

A cada vez que o POP3 Connector faz o download de suas mensagens, elas são apagadas do servidor externo. Claro, isso não é problema, pois a partir de agora elas estão no seu Exchange e caso deseje acessar alguma delas, basta acessar ao Exchange via Outlook ou Web.

Via Outlook pode ser internamente ou através do  RPC sobre HTTP (SBS 2003) ou através do OWA (Outlook Web Access). Em qualquer dos casos você precisa ter a porta 443 liberada em sua conexão, o que em 99% dos casos ocorre, pois os provedores não costumam bloqueá-la.

Mas digamos que por alguma razão estranha, você não consiga acessar ao seu Exchange externamente e precise que as suas mensagens permaneçam no servidor, disponíveis para acessos externos diretos (o que eu considero uma péssima solução, pois irá requerer algumas gambiarras). Tem como se fazer isso? Claro.

O POP3 Connector do SBS não possui muitas opções em sua interface, pois a idéia é que elas fossem implementadas por parceiros, mas as possibilidades são grandes, desde que se saiba alterar ao registro do Windows.

Atenção: Qualquer alteração feita no registro do Windows pode danificar o seu sistema de forma irreparável e não me responsabilizarei pelo mau uso da ferramenta, sendo portanto, esta alteração por sua própria conta e risco! 

1) Acesse a chave My Computer\HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\SmallBusinessServer\Network\POP3 Connector;

2) Dê dois cliques em DeleteFromServer;

3) Repare que o Value data está configurado como 1, ou seja, apagar. Basta que você mude para 0 e as mensagens não serão mais apagadas.

Muito importante: Resista à tentação de alterar os valores de outras chaves que aparecem aí, pois apesar dos nomes delas serem sugestivos e parecer muito simples de alterar as configurações, existem argumas armadilhas e se você alterar a chave errada poderá ter fortes emoções e perdas irreparáveis.

Posted quarta-feira, 25 de agosto de 2010 16:23 by Paleo | 3 comment(s)

Comerciais do Windows

Windows 1.0: http://bit.ly/98Exkj 

Windows 3.1: http://bit.ly/aI3Axh

Windows 95: http://bit.ly/950Jt1

Windows 98: http://bit.ly/bqrKaO

Windows 2000: http://bit.ly/aQ85If

Windows Me: http://bit.ly/cAoojO

Windows XP: http://bit.ly/aCivWd

Windows Vista: http://bit.ly/ckHvZZ

Windows 7: http://bit.ly/ccLHBD

Posted terça-feira, 24 de agosto de 2010 17:44 by Paleo | with no comments

Filed under:

Tour residencial

Você já viu em imobiliárias aqueles "tours" pelos imóveis à venda?

Aposto que você sempre pensou que aquilo fosse caro para criar e/ou que conhece alguém quer pagou um valor bem salgado a alguém que criou para ele, certo?

Mas fica exatamente como aqueles que vejo nas imobiliárias? Bem aí depende de algumas variáveis:

1 - quantidade de fotos tiradas do local;

2 - sobreposição delas;

3 - qualidade das imagens.

Realmente a sua criação pode ir desde um vídeo tosco, até uma produção linda e quase 3D.

O que você precisa para a criação:

1 - Máquina de fotografar digital com pelo menos 8 Mpixels (para que capture detalhes suficientes para o zoom. Sim, poderá dar zoom no tour);

2 - Windows Live Photo Gallery que pode ser obtido aqui: http://explore.live.com/windows-live-photo-gallery;

3 - Visitar o site do Photosynth em http://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=178809.

Experimente, afinal de contas é grátis!

Veja aqui um vídeo de demonstração desta solução: http://windows.microsoft.com/en-us/windows7/help/videos/Using-Windows-Live-and-Photosynth-to-share-your-home

Posted terça-feira, 24 de agosto de 2010 16:25 by Paleo | with no comments

Filed under: ,

Como calibrar o meu monitor para a melhor resolução de cores

Muita gente investe em placas de vídeo com muita memória, monitores grandes, mas e como saber se o monitor está realmente refletindo as cores como deveria?

Para isto usamos um recurso chamado calibração de cores do monitor.

Como faço para utilizá-lo?

No Windows 7 clique em "Iniciar" e digite "dccw"

 

Não espere telas muita bem trabalhadas nesta ferramenta, mas o que importa é que funcione, não que pareça bonito durante o processo. Simplesmente clique em avançar nas próximas duas telas.

 

Preste bastante atenção na imagem do meio, pois é com ela que a próxima imagem deve se parecer. Este é o ajuste do brilho, quando finalizar, clique em "Avançar" para realizar o ajuste do contraste e depois a proporção das cores.

 

Aqui você concluiu a calibragem para imagens, agora é a hora de calibrar os textos.

 

Lhe serão apresentadas quatro telas com textos e só o que você precisa fazer é selecionar o quadro que possua o texto mais nítido.

 

Pronto, claro que esta não foi uma calibragem profissional, mas é o melhor que se pode fazer sem um hardware específico para calibragem. Espero que tenha gostado.

Posted segunda-feira, 23 de agosto de 2010 1:47 by Paleo | with no comments

Filed under: ,

Escondendo suas atualizações dos amigos

Você acabou tendo mais amigos do que gostaria no Facebook? Fica chato remover alguns deles? Mesmo sem poder remover você não gostaria que eles pudessem ver suas atualizações?

Tudo bem, é possível fazer isso.

Quando você escrever uma atualização no seu status do Facebook repare que aparece um ícone de cadeado logo abaixo e à direita da caixa de texto. Clique no cadeado e selecione "Customize...", aparecerá a seguinte janela:

 

Existem basicamente duas formas de esconder o conteúdo das pessoas e sua escolha entre elas dependerá da quantidade de pessoas que deseja esconder o conteúdo:

1 - Basta que você digite os nomes das pessoas que não devem ver suas atualizações na caixa “Hide this from these people”. Claro, isto vale apenas para a atualização atual, mas se desejar tornar isto permanente, selecione a caixa “Make this my default setting.” antes de clicar em "Save Settings";

2 - A forma mais sofisticada é fazer o oposto e definir quem deve poder ler as suas atualizações. Desta forma você pode seguir aceitando pessoas como "amigos", sem que elas passem a ver suas atualizações automaticamente.

Mas como faço isso?

Clique em "Friends" do lado esquerdo de sua tela, logo abaixo de sua foto. Então clique em “+ Create a List”. Agora selecione dentre seus "amigos", aqueles que são "amigos de verdade", para receberem suas atualizações. Dê um nome para esta lista e salve-a.

Agora clique no cadeado, conforme explicado anteriormente e na caixa de seleção “Make this visible to these people”. Então, selecione das opções existentes a lista que acabou de criar, então selecione a caixa “Make this my default setting” para tornar esta configuração permanente.

Ok, mas como fazer então para que um novo amigo de verdade passe a ver minhas atualizações? Basta incluir ele na lista de amigos de verdade!

Posted domingo, 22 de agosto de 2010 21:12 by Paleo | 2 comment(s)

Filed under:

Converta PDFs

Você fez download de uma apresentação de palestra e depois descobriu que os slides do PowerPoint haviam virado um PDF? Mas o que fazer se você gostaria de ter eles no formato original em PPT?

O que dizer daqueles manuais de computadores que você adoraria colocar num PPT para apresentar aos seus usuários?

Bem, agora você pode com este excelente software chamado Able2Extract:

http://www.investintech.com/prod_a2e.htm

Com ele você pode converter o PDF em arquivo do Word, Excel, PowerPoint, Writer, Impress, Calc, HTML, AutoCAD, Texto puro, Imagem (BMP, JPG, PNG, GIF ou TIFF).

Mas o que fazer se você possui uma grande quantidade de arquivos para converter? Realize o processo automatizado, também conhecido por Batch.

Realmente é um excelente produto, que vale MUITO a pena e por um preço compatível com as vantagens.

Eu recomendo!

Posted domingo, 22 de agosto de 2010 5:52 by Paleo | with no comments

Filed under:

Máquina do tempo

Você já pensou em poder voltar no tempo? Que aparência tinha o seu site 5 anos atrás?

Pois saiba que isso é possível. Existe um site conhecido como Way Back Machine que armazena estas imagens e pode mostrá-las para você!

Como funciona? Acesse a página principal dele e digite o URL do site desejado na janela da WayBack Machine e depois clique em Take Me Back!

Então desfrute da possibilidade de ver como o seu site se parecia em diversas datas. Ah, mas isso não é para qualquer site, certo? Teste e você se surpreenderá com a quantidade de sites!

24/02/2005

02/01/2006

Posted domingo, 22 de agosto de 2010 5:16 by Paleo | with no comments

Filed under:

Senhas no SBS

Na verdade isso serve para senha em qualquer lugar, mas como o foco é o servidor, falemos dele.

Que tamanho possui a sua senha? A maioria das pessoas ainda possui aquelas senhas de 8 caracteres, que eram as recomendadas até pouco tempo atrás. Mas por que então deveríamos para de usá-las?

Alguns cientistas usando um cluster, conseguiram quebrar senhas de 8 caracteres em menos de duas. Então eles tentaram quebrar senhas de 11 caracteres e a estimativa foi de 180 anos. Quando tentaram senhas de 12 caracteres a estimativa foi de 17.134 anos.

Considerando-se um princípio básico de nunca recomendar senhas que se leve menos de 1.000 anos para quebrar, a nova recomendação passa a ser de senhas com 12 caracteres.

Mas de onde sai essa idéia de não se usar nada que leve menos de 1.000 anos para quebrar? 1.000 anos atrás nem se pensava em computadores e daqui a 1.000 nem estaremos mais vivos (ainda que fóssemos gostar de estarmos, :D). Simples, a tecnologia evolui em um ritmo tão rápido, principalmente em termos de capacidade de processamento, que uma senha segura por 1.000 anos, torna-se insegura em menos de 6 anos.

Ok, maravilha, 6 anos, mas então por que preciso trocar minha senha a cada 90 dias na empresa onde trabalho? Porque isso é considerado uma boa prática de segurança e serve para garantir que sua senha "nunca" seja quebrada.

Certo, mas se senhas de 8 digitos levam 2 horas para serem quebradas, de 11 digitos levam 180 anos, caso utilize uma senha de 10 dígitos estarei perfeitamente seguro durante os 90 dias. Certo? Não exatamente, pois se leva até 2 horas ou até 180 anos. Porém nada impede que a senha seja quebrada em apenas alguns minutos, dependendo da "sorte" de quem a tenta quebrar.

O tamanho de sua senha, em alguns casos, pode determinar a vulnerabilidade dela, segunda Joshua Davis, um pesquisador do Georgia Tech Research Institute

Segundo Richard Boyd, um dos pesquisadores chefe, envolvido nesta pesquisa, é difícil dizer o que ocorrerá no futuro, mas as pessoas só deveriam ser usadas senhas de 12 dígitos hoje em dia.

As estimativas de tempo deles foram realizadas considerando que um cracker sofisticado consegue, atualmente, testar 1 trilhão de combinações de senhas por segundo.

Mas como então alguém conseguirá lembrar-se de uma senha dessas? O recomendado é que sejam utilizadas frases para a criação das senhas. Pesquisadores da Carnegie Mellon University (http://www.cs.cmu.edu/~help/security/choosing_passwords.html) sugerem que utilize-se a primeira letra de cada palavra da frase para formar a senha e ainda alteremos algumas letras por símbolos.
Ficaria algo como:
 Frase: "Eu gosto muito de comer morangos com chantily umas 2 ou 3 vezes por semana."
 Senha: "Egmcmc2o3ps"

 Frase: "Tenho dois filhos: João e Maria. Eles fazem faculdade 3 vezes por semana."
 Senha: "T2f:JeM.Eff3vs"

Naturalmente a segunda senha é muito melhor do que a primeira demonstrada, pois ela possui os 4 conjuntos de caracteres!

Como assim 4 conjuntos de caracteres? Existem 4 conjuntos de caracteres que podemos utilizar em nossas senhas, a saber:
1 - Números: 0 - 9 (contém 10 possíveis)
2 - Letras Minúsculas: a - z (contém 27 possíveis)
3 - Letras Maiúsculas: A - Z (novamente contém 27 possíveis)
4 - Caracteres Especiais: !@#$%¨&*:>< (depende do idioma que se usa, mas são no mínimo 69 possíveis)
A lógica é de análise combinatória simples, quanto maiores as possibilidades, mais tempo se leva para "adivinhar" a escolha.

Claro, temos que considerar que os pesquisadores utilizaram o método da força bruta para tentar quebrar as senhas, que é o mais demorado, pois testas todas as combinações possíveis.

Que outros métodos são comuns?
1 - Ataque por dicionário: Consiste em testar todas as palavras existentes em um dicionário, partindo-se do principio que a maioria das pessoas usam palavras em suas senhas;
2 - Ataque Híbrido: O mais comum e que surte bons resultados. Consiste em mesclar os dois métodos anteriores. Se considerarmos que muitas pessoas usam de senhas os seus endereços, este método surtiria um ótimo efeito, mesclando palavras de dicionários com o conjunto dos números.
Os tempos para descoberta de senhas diminuem vertiginosamente quando se utiliza um destes dois métodos.

Mas como então lembrar de todas estas senhas? Temos várias que usamos no nosso dia-a-dia.

Existem sites e programas para ajudá-lo nisso, mas sempre há um risco colateral no uso deles. Qual? Que alguém tenha acesso ao repositório deles, pois neste caso teria acesso a todas as suas senhas de uma única vez.
 http://passwordsafe.sourceforge.net/

Se você pensar o estrago que ter uma senha violada, como por exemplo, a do seu Facebook, que lhe dá acesso a vários outros sites ou serviços, imagine o problema de perder todas elas de uma única vez?

Desta forma, o mais recomendado é que você utilize frases longas e uma lógica que só você conheça para formar suas senhas. Neste caso poderá até anotar suas frases, pois ninguém mais saberá convertê-las nas senhas. Melhor ainda se durante a montagem da senha você pular algumas palavras e adicionar alguns espaços.

Ótimo, mas o que tudo isso tem a ver com a minha senha do SBS? Tudo, pois o que estamos discutindo aqui, em resumo, é o estabelecimento de uma política de senhas e ainda lhe dando os argumentos para fornecer aos seus usuários, quando estes reclamarem e pode apostar que eles irão!

Posted domingo, 22 de agosto de 2010 1:06 by Paleo | 3 comment(s)

Participe do Beta de SBS 7 e do SBS "Aurora"

Não fique de fora dessa, inscreva-se logo nos betas: http://connect.microsoft.com/sbs

Ainda não ouvia falar nada deles e gostaria de saber mais antes de se inscrever?

SBS 7: http://download.microsoft.com/download/2/3/C/23C4CFBD-32CB-40B0-884F-272FD9400A72/SBS_7_Brochure.pdf

SBS Aurora: http://download.microsoft.com/download/3/B/8/3B87BD23-00DF-4D4E-ADE8-ADB4C6E394F5/SBS_Aurora_Brochure.pdf

Ainda precisa de mais informações: http://www.microsoft.com/sbs/en/us/beta.aspx

Qual a diferença entre eles e como se comparam com os demais servidores?

Posted sexta-feira, 20 de agosto de 2010 19:15 by Paleo | with no comments

LG GX-500

Finalmente um celular de marca famosa com dois chips, não consigo entender como foram demorar tanto para fazer isso...

LG GX-500

Só não entendo porque eles não colocam o sistema operacional que roda no aparelho. Será que segundo o fabricante isso não é importante?

Gostei de tudo o que, mas jamais compraria antes de saber qual o SO que roda nele. Se for WM 7 já entro na fila para comprar...

http://www.lge.com/br/celular/aparelhos/LG-touch-screen-GX500.jsp

Posted sexta-feira, 20 de agosto de 2010 14:00 by Paleo | with no comments

Filed under:

Livrando-se das atualizações de seus "amigos" no Facebook

Com o aumento da popularidade do Facebook, algumas vezes você acaba aceitando como amigos pessoas que não são realmente seus amigos, por sentir-se constrangido de rejeitá-las, mas você simplesmente não tem o menor interesse em receber as atualizações destas pessoas em seu perfil. Como livrar-se delas então?

Simples, repare que ao lado de cada atualização daquela pessoa há um "X", clique nele e verá:

 

Se clicar em "Hide Fernanda" você nunca verá as atualizações da Fernanda;

Se clicar em "Mark as Spam" a mensagem desaparecerá e será enviado um comunicado ao administrador do Facebook, para que seja verificado se trata-se de SPAM mesmo;

Se clicar em "Cancel" (eu cliquei Fernanda, :D), sua ação será cancelada e continuarás vendo as atualizações da Fernanda.

Certo, mas e se após algum tempo você mudar de idéia e desejar ver as atualizações daquela pessoa denovo?

Simples, basta rolar a tela até o final e clicar em "Edit Options". Irá aparecer uma janela com o texto:

 

Basta clicar no botão "Add To News Feed" ao lado do nome da pessoa e depois em "Close", que voltará a ver suas atualizações.

 

Agora o que fazer se você até gosta das atualizações de uma pessoa, mas não suporta mais a enxurrada de atualizações que recebe de uma aplicação que ela usa? Simples, bloqueia a aplicação, clicando no link com o nome dela:

 

 

 

 

Chega destes pseudo marketeiros de mídias sociais e políticos ficarem nos importunando com atualizações que realmente não nos interessam! (claro, teria sido bem mais fácil não aceitá-los, mas se não teve como... ou se realmente o problema são os aplicativos que eles usam...)

Posted sexta-feira, 20 de agosto de 2010 2:05 by Paleo | 1 comment(s)

Filed under:

Excluindo um atalho da área de trabalho dos usuários no SBS

Para excluir um atalho da área de trabalho de seus usuários, use os mesmos procedimentos descritos em: http://carlosfprocha.com/blogs/paleo/archive/2010/08/20/criando-um-atalho-na-225-rea-de-trabalho-dos-usu-225-rios-no-sbs.aspx

Apenas altere o conteúdo do arquivo de script para:

Set Shell = CreateObject("WScript.Shell")
Set FSO = CreateObject("Scripting.FileSystemObject")
DesktopPath = Shell.SpecialFolders("Desktop")
FSO.DeleteFile DesktopPath & "\teste.lnk"

Prontinho, bem simples e rápido!

Posted sexta-feira, 20 de agosto de 2010 1:55 by Paleo | with no comments

Criando um atalho na área de trabalho dos usuários no SBS

Digamos que você precise criar um atalho na área de trabalho de todos os seus usuários do SBS.

Como fazer isso sem precisar acessar cada uma das máquinas?

É bem simples. Quando qualquer usuário acessa ao SBS é executado um script de login, portanto se você adicionar a ele uma chamada a um arquivo que crie o atalho, bastará esperar todos logarem e depois retirar a chamada, que estará tudo pronto.

Mas onde encontro este script? Aqui: C:\WINDOWS\SYSVOL\sysvol\digite_aqui_o_nome_do_seu_domínio\scripts

Na hora de incluir o script, lembre-se de referenciá-lo pelo caminho de rede, por exemplo: \\sbs-server\SYSVOL\nome_do_dominio\scripts\link.vbs (se o arquivo do script estiver na pasta citada acima).

Maravilha, mas qual deve ser o conteúdo deste arquivo de script? Confira abaixo:

Set Shell = CreateObject("WScript.Shell")
DesktopPath = Shell.SpecialFolders("Desktop")
' Aqui vai o local onde deseja colocá-lo, ao invés de "Desktop" poderia ser outro local
Set link = Shell.CreateShortcut(DesktopPath & "\teste.lnk") ' teste.lnk é o que aparecerá no link
link.Arguments = "/y" ' Aqui você informa argumentos adicionais para o programa, caso sejam necessários. Se não forem, exclua essa linha 
link.Description = "Atalho para teste"
' Esta é a descrição do link, que também pode ser suprimida se assim o desejar
link.HotKey = "CTRL+ALT+SHIFT+X" ' Aqui temos as teclas de acesso rápido, para acionar o link
link.IconLocation = "app.exe,1" ' Aqui definimos o ícone a ser usado
link.TargetPath = "\\sbs-server\ClientApps\Planilhas\Planilha.xlsx" 'Aqui se define o que será executado quando o link for acionado
link.WindowStyle = 3 ' O estilo da janela
link.WorkingDirectory = "\\sbs-server\ClientApps\Planilhas" ' O diretório de trabalho
link.Save

Pronto, isto era tudo o que você precisava!

Posted sexta-feira, 20 de agosto de 2010 1:38 by Paleo | 3 comment(s)

Desenvolvendo aplicativos para Windows 7

Você gostaria de desenvolver aplicativos para o Windows 7, mas não sabe por onde começar?

Perfeito, comece por este curso: http://windowsteamblog.com/windows_phone/b/wpdev/archive/2010/08/17/windows-phone-7-jump-start-training.aspx

Posted quarta-feira, 18 de agosto de 2010 17:18 by Paleo | with no comments

Filed under:

Windows Live Essentials 2011

Você já testou? Sabe o que há de novo?

Pequenas dicas das novidades:

  • Um Messenger rápido - O tempo que leva para entrar, e para atualizar os contatos sociais e feeds, bem como a velocidade de animação, estão todos mais rápido do que nas versões anteriores do Messenger.
  • Vídeo chat mais eficiente – O vídeo chat do Messenger agora utiliza 30% menos recursos do CPU, transferindo o trabalho para a GPU.
  • Um melhor reconhecimento facial – O reconhecimento de face da Galeria de Fotos melhorou significativamente e opera mais rapidamente.
  • Uploads de filmes maiores – O Movie Maker fará o upload de filmes com resolução mais elevada para o SkyDrive (480x640 vs 320x480 anteriormente).
  • Taxa de bits maiores em filmes – O Movie Maker agora oferece suporte de alta qualidade (taxa de bits) de conteúdo.
  • Melhor verificação ortográfica – O Writer melhorou significativamente a qualidade da sua verificação ortográfica.
  • Uma melhor integração com o Office – O Writer está muito melhor em reter a formatação do texto quando você copia e colar no Word e outros programas do Office da Microsoft.
  • Melhor manipulação do Gmail - agora o Mail automaticamente trata o spam do Gmail e pastas de lixo corretamente.
  • Filtragem web mais rápida- O Filtro da WEB no Proteção para a Família está 35% mais rápido que na versão anterior.
  • Quer mais? Que tal poder bater papo com os seus amigos do Facebook, diretamente por ele?

    Ok, mas e se não desejar que a integração ocorra? Basta desmarcar a caixa de seleção:

    Gostou? Faça o download aqui: http://www.microsoft.com/brasil/messenger/landing/

    Posted quarta-feira, 18 de agosto de 2010 16:44 by Paleo | with no comments

    Querendo Temas novos para o seu Windows 7?

    Basta fazer o download do tema do Bing, que receberá via RSS, dois novos temas por semana, durante 3 meses!

    Posted terça-feira, 17 de agosto de 2010 17:21 by Paleo | with no comments

    Filed under: ,

    Age of Empires Online

    Você já desejou poder jogar o Age of Empires online? Que tal participar como Beta Tester do jogo?

    Pois tudo isso será possível, pois está sendo lançada a versão online do jogo. Saiba mais em: http://www.microsoft.com/presspass/press/2010/aug10/08-16msgamescompcpr.mspx

    Você precisará de uma gamertag do Live para se inscrever como beta. Se ainda não tiver, crie uma aqui: http://www.ageofempiresonline.com/

    Ok, não possui a mesma qualidade de imagem, mas lembre-se, é online!

    Posted terça-feira, 17 de agosto de 2010 15:28 by Paleo | with no comments

    Filed under:

    Chega a era dos jogos decentes no celular!

    Isso mesmo o Xbox Live acaba de chegar ao Windows Phone 7!

    A quantidade de jogos é espantosa. Leia a matéria completa em: http://mashable.com/2010/08/17/xbox-windows-phone-7-games/

    Posted terça-feira, 17 de agosto de 2010 14:18 by Paleo | with no comments

    Filed under: ,

    Redes Sociais no Outlook

    Esta dica recebi do Eduardo Petizme. Se você é usuário de redes sociais (a esmagadora maioria dos brasileiros é), sua vida vai se tornar bem mais fácil.

    Acaba de ser lançado o Outlook Social Connector: http://bit.ly/dAowEh

    Conector para:

    - Facebook;

    - LinkedIn;

    - myspace;

    - LiveMessenger.

    Direto no seu Outlook.

    Posted segunda-feira, 16 de agosto de 2010 15:21 by Paleo | with no comments

    Filed under: ,

    Converta PDF em DOC

    Fiquei sabendo deste software através do um Tweet do Nepomuceno @cnepomuceno e realmente o software mata a pau. É rápido e funcional, recomendo.

    Não sei o que os fabricantes de conversores irão achar, pois este é grátis, mas aí é com eles...

    http://www.hellopdf.com/

     

    Posted segunda-feira, 16 de agosto de 2010 11:38 by Paleo | with no comments

    Filed under:

    A evolução?

    Afinal de contas o que é evolução mesmo?

     Quem se lembra do lançamento das livrarias virtuais?

    Amazon.com surgiu e muitos começaram a dizer que as livrarias "presenciais", com seus prédios e montes de livros iriam desaparecer. Pois é, estão ainda por aí para nos provar que foi um equívoco a Barnes & Noble (por todos cantos dos EUA) a World's Biggest Bookstore (no Canadá), isso sem falar nas Brasileiras Saraiva, Siciliano, Cultura e outra centena de menores...

    E os e-books que acabariam com os livros?

    Sem livros as bibliotecas seriam museus, todos leriam seus livros em telas de computadores ou outros dispositivos. Seria o fim das editoras... Novamente balela, muita gente ainda prefere ler no papel. Há os que comprem e-books e os imprimam, apenas para obter uma versão impressa de forma mais rápida. Mesmo os que defendem que não devemos imprimir para preservar mais árvores, usam materiais impressos para a divulgação de suas idéias.

    Lançado o iPad, finalmente foi decretado o fim das editoras, livrarias e bibliotecas?

    Sem chance. O iPad aquele dispositivo que em muito lembra o iPhone, mas possui muito menos recursos do que este e ocupando muito mais espaço. Ah mas tem a tela sensível ao toque. Maravilha, o meu tablet também e posso fazer muito mais coisas com ele. Ok, ok, sei que o iPad não veio para substituir o Tablet e que custa MUITO menos.

    Você já tentou usar a stylus pen no seu iPad, ah é verdade a tela sensível ao toque dele é similar àquelas de brinquedos infantis, onde se pode apenas acionar funções pré-programadas, nada de desenhar ou escrever com reconhecimento de escrita. Tudo bem, não faz mal, vou usar para filmar um evento ou tirar fotos de uma palestra então. O que, também não tem câmera?

    Puxa, mas não falemos mal dele, afinal de contas, posso ler e responder e-mails através dele usando conexão 3G ou Wi-Fi. Ah sim, claro, isso eu já fazia de meu smartphone, sendo que ele cabe no meu bolso... Bem, ao menos posso escutar músicas com ele e apesar de poder fazer download deles pelo smartphone os autofalantes do iPad são mais potentes...

    Em resumo é um belo leitor de livros digitais, reprodutor de músicas, ferramenta para e-mail, com GPS. Certo, um bom gadget, principalmente para quem adora ler livros digitais longe de seu computador.

    Ele possui potencial de substituir os livros? Duvido e não estou só nesta dúvida, vejam o que disse John Dvorak a respeito dele na edição de Agosto/2010 da revista Info (http://www.info.abril.com.br).

    Então quer dizer que os livros nunca serão substituídos? Talvez um dia sejam, mas não num futuro próximo. Mesmo com as quase 10 horas de duração da bateria de um iPad, ele ainda precisa de energia para funcionar, enquanto livros podem ser lidos mesmo sem energia (durante o dia).

    Também não interpretem que eu considerei o iPad uma porcaria, pois não considero. Ele é a solução ideal para um grupo de pessoas que precisa de um leitor leve, com bateria duradoura, capaz de reproduzir vídeos e músicas, ou ainda, quem deseja uma ferramenta prática para realizar anotações rápidas. Há muita inovação nele, mas na minha opinião, ele mais inova na forma de se fazer algo, do que oferece algo que não fosse possível fazer antes. Ainda não me interessou, mas seguramente vai vender MUITO!

    Posted segunda-feira, 16 de agosto de 2010 11:01 by Paleo | with no comments

    Filed under:

    Bing Maps Rule

    Você já viu mapas com realidade aumentada? Eles são o máximo. Assista a este vídeo, veja como funciona e tente encontrar algo parecido na concorrência...

    Se falhar o vídeo inserido, basta acessarem em: http://bredes.com.br/?p=539

    Format: mp4
    Duration: --:--

    Posted segunda-feira, 16 de agosto de 2010 10:42 by Paleo | with no comments

    Filed under: