Sim, todos sabemos que no Outlook é muito fácil de configurar isto, mas digamos que seus e-mails não estejam configurados no Outlook mas sim no POP3 Connector do SBS.
A cada vez que o POP3 Connector faz o download de suas mensagens, elas são apagadas do servidor externo. Claro, isso não é problema, pois a partir de agora elas estão no seu Exchange e caso deseje acessar alguma delas, basta acessar ao Exchange via Outlook ou Web.
Via Outlook pode ser internamente ou através do RPC sobre HTTP (SBS 2003) ou através do OWA (Outlook Web Access). Em qualquer dos casos você precisa ter a porta 443 liberada em sua conexão, o que em 99% dos casos ocorre, pois os provedores não costumam bloqueá-la.
Mas digamos que por alguma razão estranha, você não consiga acessar ao seu Exchange externamente e precise que as suas mensagens permaneçam no servidor, disponíveis para acessos externos diretos (o que eu considero uma péssima solução, pois irá requerer algumas gambiarras). Tem como se fazer isso? Claro.
O POP3 Connector do SBS não possui muitas opções em sua interface, pois a idéia é que elas fossem implementadas por parceiros, mas as possibilidades são grandes, desde que se saiba alterar ao registro do Windows.
Atenção: Qualquer alteração feita no registro do Windows pode danificar o seu sistema de forma irreparável e não me responsabilizarei pelo mau uso da ferramenta, sendo portanto, esta alteração por sua própria conta e risco!
1) Acesse a chave My Computer\HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\SmallBusinessServer\Network\POP3 Connector;
2) Dê dois cliques em DeleteFromServer;
3) Repare que o Value data está configurado como 1, ou seja, apagar. Basta que você mude para 0 e as mensagens não serão mais apagadas.
Muito importante: Resista à tentação de alterar os valores de outras chaves que aparecem aí, pois apesar dos nomes delas serem sugestivos e parecer muito simples de alterar as configurações, existem argumas armadilhas e se você alterar a chave errada poderá ter fortes emoções e perdas irreparáveis.