Arquivo de Logs do SharePoint gigantesco - Tecnologias

Tecnologias

Assuntos diversos ligados à tecnologia.

Syndication

Receive Email Updates



Arquivo de Logs do SharePoint gigantesco

Quem trabalha com SharePoint, com um enfoque de infraestrutura, não apenas de usuário, já deve ter encontrado base de dados do SharePoint onde o arquivo de dados do SQL Server (.mdf) possui um tamanho de alguns poucos MBs ou GBs, mas o arquivo de logs associado (.ldf) possui muitas vezes o tamanho do arquivo de dados, chegando muitas vezes a consumir quase todo o HD da máquina.

A caso mais gritante que encontrei foi numa máquina de cliente um arquivo de dados (.mdf) de 5 GB e um arquivo de logs (.ldf) de 112 GB! A solução empregada nesta máquina será a demonstrada aqui neste post!

image

O mais interessante é que este arquivo de logs crescerá até consumir o seu HD inteiro, caso não seja configurado um limite para ele. Quando isso ocorrer os usuários não poderão inserir, atualizar, nem excluir seus registros!

Isto ocorre porque cada alteração (atualização) realizada no seu SharePoint é tratada como uma modificação pelo SQL Server (o que é correto) e portanto escrita no arquivo de logs, para somente depois ser escrita no arquivo de dados. Como o disco estará cheio, não será possível escrever no arquivo de logs, desta forma o SQL Server nem chegará a tentar escrever no arquivo de dados e portanto o seu SharePoint passará a ser apenas para visualização, uma vez que nada poderá ser alterado. Tornando-se inútil em pouco tempo.

Há como evitar isso? Claro, é uma configuração no SQL Server, porém como nem todo usuário de SharePoint entende de SQL Server isso pode se tornar um “elefante branco”. Vou abordar esta configuração em outro post, aqui focarei apenas em como reduzir o tamanho de um arquivo de logs que já esteja gigante.

Comece acessando o banco de dados que possui o arquivo de logs gigantesco e execute os seguintes procedimentos para reduzir o tamanho dele (aqui vou mencionar os procedimentos a serem realizados no modo "visual" (GUI) do SQL Server Management Studio, em outro post coloco como fazer via Query Analyzer, para não tornar este muito extenso.

Bem, então vamos lá:

  • Expanda Databases;

image

  • Localize o banco onde deseja reduzir o arquivo de logs, dê um clique com o botão direito do mouse nele e selecione Properties;
  • Acesse a guia Options;
  • Localize a informação sobre o modelo de recuperação (Recovery Model) onde deve estar selecionado Full;
  • Clique no menu dropdown e selecione Simple para o modelo de recuperação;

image

  • Clique em OK;
  • Dê um clique com o botão direito do mouse no nome da base de dados e escolha  Tasks –> Shrink –> Files;

image

  • No menu ao lado de File type, onde estará escrito Data, selecione Log;

image

  • Você pode manter o restante da tela como está, com a opção padrão, que é a liberação do espaço não usada (Release unused space), ou pode selecionar Reorganize pages before releasing unused space e ainda escolher em  Shrink file to o tamanho que deseja deixar o arquivo. Não há necessidade para alterar a opção padrão, então vamos simplesmente clicar em OK (Fique ciente que este procedimento pode levar vários minutos!);
  • Quando estiver concluído, caso deseje, você pode executar o procedimento anterior novamente, para reduzir o tamanho do arquivo de dados também. Para tanto, basta manter a seleção padrão para File type que é Data;
  • O último passo é voltar nas propriedades da base de dados e alterar novamente o modelo de recuperação para Full.

O resultado será algo semelhante à imagem abaixo (repare que eu realizei o procedimento tanto no arquivo de dados, quanto no de logs):

image

Published domingo, 22 de junho de 2014 1:20 by Paleo

Comments

# Reduzindo o tamanho do arquivo de logs do SharePoint via Query Analyzer@ domingo, 22 de junho de 2014 1:36

Esta postagem na verdade é um complemento para esta outra: Arquivo de Logs do SharePoint gigantesco Aqui

Tecnologias

# Reduzindo o tamanho do arquivo de logs do SharePoint via Query Analyzer@ domingo, 22 de junho de 2014 1:37

Esta postagem na verdade é um complemento para esta outra: Arquivo de Logs do SharePoint gigantesco Aqui

Carlos Fernando Paleo da Rocha
SBS MVP in Brazil

Leave a Comment

(required) 
(required) 
(optional)
(required)