Adicionando um Usuário no Windows Small Business Server (SBS) 2003 - Tecnologias

Tecnologias

Assuntos diversos ligados à tecnologia.

Syndication

Receive Email Updates



Adicionando um Usuário no Windows Small Business Server (SBS) 2003

Existem dois consoles de gerenciamento, pré-configurados no SBS, onde as ferramentas administrativas são agrupadas por tarefas ao invés de por suas funções. O que é uma novidade do SBS 2003 em relação ao 2000.

            Na página inicial do gerenciamento do servidor temos tarefas comuns como: usuários e grupos, computadores, licenciamento, seu site interno, configuração da internet e do e-mail, monitoramento e relatórios, backup, central de informações e atualizações (após o R2).

 

            A seção de gerenciamento de usuários do console apresenta as tarefas administrativas do console de gerenciamento. A partir dela você tem acesso a tarefas como adicionar contas de usuários, alterar permissões, redirecionar a pasta Meus Documentos, configurar políticas de senhas, alterar caixa de correio e quotas de limite de disco, oferecer assistência remota e gerenciar tarefas no computador remoto.

 

            O Wizard Add User cria uma conta no Active Directory e fornece o acesso aos recursos de rede, como intranet, arquivos e impressoras compartilhados e cria a pasta base no servidor, para armazenar os arquivos do usuário. Adicionalmente este Wizard já cria uma caixa de correio eletrônico no Exchange.

            Após iniciar o Wizard, clique em Next e insira o primeiro nome e o sobrenome dele. As caixas de logon e e-mail serão automáticamente preenchidas, com sugestões de nomes, que naturalmente, podem ser alteradas. Caso deseje, também pode inserir a informações do telefone, que será inserida no Active Directory (AD). Clique em Next.

            Agora crie uma senha para esta conta e defina se o usuário terá permissão para alterar ela ou não, depois clique em Next.

            Neste momento você pode selecionar entre permissões pré-definidas, usando os modelos padrão, criados quando o SBS foi instalado, ou criando um modelo seu. Os modelos padrão também pode ser modificados para que se adequem às suas necessidades. Quando você criar um modelo novo deverá determinar as permissões de segurança, os grupos de distribuição e as quotas de disco. Neste nosso exemplo vamos apenas atribuir a permissão de usuário. Caso deseje verificar o que está implícito nesta escolha, selecione a caixa de verificação “Display selected templates default settings in the wizard”.

            Neste artigo ainda não abordarei a criação de modelos novos, deixo isto para um próximo.

            Agora você pode configurar a conta do computador do usuário e nomear ele. A sugestão do sistema é o nome do usuário acrescido de 01.

            Agora você pode definir aplicativos cliente para serem instalados no computador do usuário. Estes aplicativos incluem atualizações de segurança e estabilidade para computadores rodando Windows 2000 Professional ou Windows XP Service Pack 1.

             O segundo item “Internet Explorer 6.0” faz com que a conexão com a internet e o acesso ao SharePoint sejam configurados no seu navegador. Da mesma forma o Outlook e o Fax podem ser configurados automaticamente, o que proporcionará aos seus usuários a funcionalidade de enviar faxes diretamente de seus computadores e verificar o status dos faxes entrantes. As atualizações de Service Packs são necessárias.

            Clicando em Advanced você verificará que as impressoras do AD e o Remote Desktop também já estão sendo configurados nesta etapa.

            Caso deseje personalizar algum aplicativo, basta clicar em Edit Applications e seguir o Wizard (não irei abordar este tema neste artigo).

            Clicando em avançar você chega na tela onde define se deseja instalar o Connection Manager, que serve para configurar informações de acesso remoto, como o número a ser discado, nos computadores clientes.

            O ActiveSynch 3.7 é instalado em clientes para suportar a sincronização de dispositivos como Microsoft SmartPhone e Microsoft Pocket PC. No momento que estou escrevendo este artigo, já está disponível no site da Microsoft o ActiveSynch 4.2, portanto o recomendável é que você não selecione ele aqui, mas sim, faça o download do site e instale a versão mais atual.

            Quando avançar o wizard irá lembrá-lo de que ainda precisa executar o wizard de Acesso Remoto para que o Connection Manager possa funcionar. O wizard de acesso remoto será coberto por outro artigo.

            Neste estágio lhe são apresentadas as tarefas escolhidas, para sua conferência. Você pode imprimir estas informações e/ou enviar elas por e-mail, ou simplesmente clicar em Finish para que o wizard seja finalizado e as tarefas executadas.

            Neste momento o Wizard irá criar o usuário no AD, atribuir os direitos e permissões definidos para este usuário, incluir ele nos grupos de segurança e distribuição que você selecionou, inclusive aqueles associados ao sharepoint. Uma pasta é criada para o usuário e a sua conta do Exchange é configurada. Caso tenha definido o nome da estação de trabalho do usuário, o AD já é configurado para aceitar a ele quando for configurado.

            No final você ainda recebe instruções adicionais sobre como adicionar esta máquina ao domínio.

 

Carlos Fernando Paleo da Rocha
   MBA, MSc, BCP, MCP, MCTS, MVP

Published quinta-feira, 4 de outubro de 2007 14:50 by Paleo

Comments

# re: Adicionando um Usuário no Windows Small Business Server (SBS) 2003@ sexta-feira, 14 de dezembro de 2007 17:54

muito bom o artigo, mas não estou conseguindo visualizar as figuras, parece que o link das mesmas está quebrado...

Johnny

# re: Adicionando um Usuário no Windows Small Business Server (SBS) 2003@ quarta-feira, 5 de março de 2008 12:21

Obrigado pela dica, estou corrigindo o erro agora mesmo.

Paleo

# re: Adicionando um Usuário no Windows Small Business Server (SBS) 2003@ segunda-feira, 13 de outubro de 2008 10:27

Então eu mexi na pasta do SBS 2003 a Users Share Folders .. tipo o cara que mexia foi mandado embora mas ele fez assim deixou o disco C muito pequeno e o disco E grande mas o que eu fiz .. copiei a pasta para o E e tirei a permissão do C e coloquei no E mas dae em, diante nada funcionou .. .. tipo não consigo colocar um usuario pelo modo do templats como esta aqui, tipo perdeu acesso pela rede .. aee mexi na parte de permissão .. e nem mais o que e voltou a funcionar na parte de ter acesso mas não consigo mais colocar mais usuarios normais .. pastas que antes funcionava esta uma zona tipo no configurar redirecionamento nao esta mais ticado a primeira opçaõ que antes era ele e agora esta o de onde coloco a opção da pasta pelo browser

tipo

Silmar

# re: Adicionando um Usuário no Windows Small Business Server (SBS) 2003@ terça-feira, 14 de outubro de 2008 2:31

Silmar, tudo no SBS deve ser feito através dos assistentes e pelo que narrastes fizestes várias coisas manualmente e de forma errada. Fica difícil de te dizer o que há de errado.

No assistente de adicionar usuários (segunda imagem deste tutorial) vais notar que há um link chamado "Configure My Documents Redirection". É clicando nele que trocas o local da pasta meus documentos e lá mesmo já recebes todas dicas do que deves configurar.

Paleo

# re: Adicionando um Usuário no Windows Small Business Server (SBS) 2003@ quarta-feira, 21 de julho de 2010 15:35

não tenho os atalhos do gerenciamento do servidor, de que outra forma posso abri-lo?

jarbas

# re: Adicionando um Usuário no Windows Small Business Server (SBS) 2003@ quinta-feira, 22 de julho de 2010 13:39

Verifique a forma como o seu SBS foi instalado, pois a gerenciador tem de estar lá. Se não foi instalado da forma correta, só reinstalando.

A outra forma de adicionar um usuário é indo em: C:\Program Files\Microsoft Windows Small Business Server\Administration (se não tiveres esta pasta, não vai funcionar. Ela é criada durante a instalação, quando se usa o procedimento correto), depois execute o arquivo "addusr.exe".

Paleo

Leave a Comment

(required) 
(required) 
(optional)
(required)