Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2 - Tecnologias

Tecnologias

Assuntos diversos ligados à tecnologia.

Syndication

Receive Email Updates



Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2

Requisitos e limitações do sistema

            Requisitos

·         Computador com um processador com velocidade de clock de 1 GHz ou superior (recomendado); mínimo de 750 MHz (necessário); processador da família Intel Pentium/Celeron ou família AMD K6/Athlon/Duron;

·         1 GB ou mais de RAM (recomendado); mínimo de 512 MB (necessário);

·         16 GB de espaço disponível em disco;

·         Unidade de CD-ROM/DVD-ROM;

·         Monitor Super VGA (1024x768) ou com resolução superior (recomendado); VGA (800x600) (mínimo) ou hardware que ofereça suporte a redirecionamento de console;

·         Teclado e mouse ou har dware que ofereça suporte a redirecionamento de console;

·         Placa de interface de rede Ethernet (duas são recomendadas, especialmente para a versão Premium);

·         Fax modem de classe 1 dedicado para usar serviços de fax;

·         Estações clientes rodando Windows 2000 Pro ou superior (recomendado); Windows 9x (mínimo, com funcionalidades limitadas).

Limitações

·         Até dois processadores físicos, suporta mais de dois virtuais;

·         Máximo de RAM 4 GB;

·         Máximo de 75 clientes, podendo ser eles usuários ou dispositivos;

·         Deve ser o Root da floresta;

·         Tem que ser o Católogo Global do Domínio;

·         Precisa ser o Único Domínio;

·         Não suporta sub-domínios;

·         Não suporta clusters;

·         Não suporta relacionamentos de confiança;

·         Não pode ser usado para hospedagem comercial de sites;

·         Serviço de terminal disponível apenas para gerenciamento e limitado a duas conexões simultâneas;

·         Todos os componentes devem ser instalados no mesmo hardware.

Informações adicionais e dicas

·         Pode possuir Member Servers no domínio;

·         Pode usar CALs do SBS para acessar Member Servers;

·         Evite contraladoras RAID para SATA onBoard;

·         Preste grande atenção na qualidade dos Switchs e Cabos de Rede, para evitar horas procurando erros e logs, quando foram causados por estes equipamentos;

·         Sempre que possível coloque um roteador antes do seu SBS, pois desta forma dividirá a sua rede em duas, tornando-a mais segura;

·         Jamais esqueça do No-Break (UPS = Uninterrupted Power Supply);

·         Muita atenção na garantia e no suporte de teu seu hardware, pois geralmente o barato sai caro. Se deseja economizar em hardware, faça nas estações de trabalho, mas nunca no servidor.

Colete as seguintes informações:

·         Endereços dos servidores DNS de seu provedor;

·         Nome de domínio que o SBS usará;

·         Nomes de Usuários e Senhas para as contas de e-mail das quais pretende que o SBS busque as mensagens para você;

·         Verifique se o hardware do seu servidor atende à HCL (Hardware Compatibily List do SBS). http://www.windowsservercatalog.com/

Conecte o servidor

            Layout de conexão

 

                Sempre que possível use dois adaptadores (placas) de rede em seu servidor, sendo um destinada à rede externa e outro à interna, impedindo o acesso direto à internet por suas estações clientes. Preferencialmente utilize modems com roteadores, ou um roteador entre o modem e o servidor, colocando-os em redes diferentes.

                Jamais conecte o modem direto ao switch da rede, pois isto reduz demasiadamente a sua segurança (se tiver apenas um adaptador de rede no seu servidor será obrigado a fazer isto. Razão pela qual deve possuir dois).

Comece a instalação

                O primeiro passo aqui é atualizar a BIOS de seu servidor. Na tela inicial dele, identifique a versão dela e verifique se há alguma mais nova disponível no site do fabricante. Caso afirmativo, atualize-a antes de começar a instalar.

                O início do procedimento de instalação do SBS é igual ao de qualquer outro servidor Windows, conforme as telas seguintes:

 

Leia o contrato (sim é necessário ler) para entender quais os seus direitos e deveres, depois aceite o contrato.

Caso possua mais de um disco deixe o primeiro para o Sistema Operacional e o outro para os arquivos, ou se for apenas um, deixe uma partição de 25 GB (15 GB para o uso inicial e 10 GB para crescimento futuro) para o Sistema Operacional e o restante para seus arquivos. Se possível separe em discos (ou partições) diferentes os seguintes itens: Sistema Operacional, Exchange Server, SQL Server, Arquivos de Usuários e Backup. Neste tutorial irei utilizar 3 partições.

     Formate as partições como NTFS (todas elas, não use partições FAT32), pois caso contrário ficará impossibilitado de utilizar vários recursos do SBS. Você pode escolher entre formatação normal (se tiver tempo de sobra), ou rápida (sempre uso esta).

                Existem aplicações que costumam gravar e regravar, diversas vezes em disco, o que acaba por fragmentá-lo, deixando-o cada vez mais lento. Exatamente para evitar isto é que separamos elas do Sistema Operacional e fazemos isto através do uso destas partições mencionadas acima, ou de múltiplos discos.

                Após a conclusão da instalação em modo texto, você deverá responder às perguntas da instalação visual, da mesma forma que com qualquer outro sistema servidor Windows. Então será solicitada a senha de administrador para logar no servidor e terá início a finalização da instalação.

                Preste atenção especial às configurações de data e hora, pois se estiverem muito erradas, assim que rodar o Wizard para acesso à internet terá de ativar o servidor imediatamente, sem que lhe seja fornecida nenhuma outra opção. Caso esteja sem acesso à internet, seu trabalho será interrompido até que obtenha acesso.

                O Wizard solicitará que continue a configuração, mas você deve clicar em “Cancelar”, pois precisa fazer alguns ajustes antes de seguir adiante. Depois poderá continuar deste ponto clicando em “Continuar a Instalação”.

                Agora é a hora de formatar as suas outras partições e verificar se os drivers do todos os seus dispositivos de hardware foram reconhecidos. Caso negativo, solucione este problema antes de continuar. Ainda que todos drivers tenham sido reconhecidos corretamente, pode ser que alguns estejam desatualizados, portanto visite os sites de seus fabricantes e atualize todos eles.

                Execute estes procedimentos até que todos seus discos estejam formatados e todo o hardware identificado. Este é o momento certo para renomear os drives, se assim o desejar. Sempre altero o drive do CD-ROM/DVD-ROM para a letra “R”, pois acho mais intuitivo.

                Agora sim, você pode prosseguir com a instalação.

                Caso seu servidor possua uma única placa de rede receberá uma mensagem de aviso. Você pode prosseguir com a instalação, mas o ideal é que possua ao menos duas placas.

                Em seguida informe os dados para o nome DNS completo do domínio interno, sendo que caso não possua estações rodando Macintosh OS 10.2, nunca  use “.office”, pois esta extenção causa conflito com aquele sistema operacional. Use “.local”, “.lan”, etc, no final dele para diferenciá-lo do domínio registrado para uso na internet.

                Para facilitar sua vida nas configurações seguintes sugiro renomear a placa de rede onde será conectado o cabo para a rede interna para “Interna” e a outra para “Externa”.

                Na hora de indicar a placa interna de seu SBS, se possuir duas iguais, conecte o cabo na externa para que ela receba um IP válido, pois isto facilitará a identificação.

                No passo seguinte o SBS irá sugerir seu IP interno, sendo que este determinará a faixa de Ips internos a ser distribuída pelo seu DHCP. Você pode aceitar o endereço que é sugerido ou alterá-lo para algum que atenda melhor a sua vontade.

                O processo de instalação irá precisar reiniciar o servidor algumas, portanto para evitar que tenha de digitar a senha de administrador a cada vez, informe-a no passo seguinte que o logon automático será empregado.

                Depois é só aguardar enquanto o processo de instalação continua.

                Logo em seguida você deve confirmar a instalação dos componentes e poderá alterar o drive de destino de alguns deles. O ideal e alterar todos, mas podem ser apenas alguns, como no exemplo.

Naturalmente que para isto todos seus drives/partições já devem estar formatados, o que sugerimos que fosse realizado anteriormente, preferencialmente como NTFS. Se ainda não fez isto, faça agora.

 

Quando esta etapa for concluída lhe será apresentada uma tela com as tarefas pendentes. Antes de executá-las ative e atualize o seu servidor.

 

Escolha a opção 2) “Conectar-me à Internet”. Vou partir do princípio que você esteja usando uma conexão de banda larga, o tipo recomendado para um SBS.

                O ideal é que a sua conexão seja desta forma:

                Mesmo assim você escolherá “Uma conexão de banda larga direta. Em conexão de rede, indique quem é a placa interna e quem é a externa (se houver renomeado elas, será mais fácil).

                Agora informe o gateway e DNS de seu provedor.

                Mande habilitar o firewall e mantenha o Email habilitado, para que possa usar o Exchange direto na internet. Se desejar poder acessar o seu servidor via área de trabalho remota, para administrá-lo, habilite Serviços de Terminal.

                Na tela seguinte mantenha selecionados os itens do OWA  para ter acesso aos seus e-mail via interface Web e Local de Trabalho Remoto da Web. Este último substitui o serviços de terminal com algumas vantagens, portanto é mais recomendável utilizá-lo.

                Como grande parte do acesso ao servidor via Web será realizado com o uso de protocolo HTTPS, você precisará de um certificado nele, neste passo você deve criar o certificado. Na edição Premium este certificado precisa ser exatamente igual ao URL que o usuário irá digitar para acessar o servidor, caso contrário o acesso será bloqueado. Ex.: Se você acessa seu servidor via DynDNS, digitando 5estrelas.dyndns.org e criar um certificado 5estrelas.com.br, o ISA bloqueará seu acesso.

                No exemplo da tela acima estou assumindo que o servidor terá um IP público e o acesso será direto a ele.

                Mande habilitar o Email e permita que use o DNS para rotear os seus e-mails. Isto fará com que o seu servidor envie as mensagens diretamente para a internet, sem precisar passar por nenhum provedor.

                Para receber seus Emails diretamente no servidor, basta marcar “Usar Exchange”, mas caso deseje recuperar via conector POP3 mensagens de seu provedor, marque a opção “Usar o conector da Microsoft para caixas de correio POP3”. Você pode marcar os dois simultâneamente, como no exemplo abaixo. Desta forma irá enviar e receber mensagens diretamente de seu servidor e ainda poderá obter mensagens de seu provedor de internet e entregá-las na caixa de e-mail de um usuário do seu domínio, o que pode ser muito conveniente.

                O próximo passo é informar o nome de domínio que será acrescentado ao seu nome de usuário no envio de mensagens. Ex.: User Carlos + Domínio digitado = carlos@5estrelas.com.br

 

                Como habilitamos o uso do conector POP3, agora é a hora de configurarmos a conta que usaremos. Para isto usamos os dados que deveríamos fornecer ao Outlook.

                Agora basta clicar em “Adicionar” para cada outra conta que desejemos.

                A freqüência de agendamento refere-se ao intervalo de tempo no qual as mensagens serão baixadas do servidor remoto e vale apenas para o conector POP3, não interferindo no Exchange.

                O próximo passo refere-se ao firewall e aos anexos de e-mail que desejamos remover ANTES de entregar as mensagens aos usuários, bem como ao destino onde eles podem ser gravados.

                Claro que a pasta de destino já precisa estar criada.

                Então o SBS mostra um relatório do que configuramos e se estiver tudo correto, é só confirmar e aguardar.

                Ao final deste processo você receberá uma mensagem para habilitar as diretivas de senha, deixe este procedimento para depois.

                Então será solicitado que atualize seu servidor, faça isso agora.

                Após instalar todas atualizações faça download do Microsoft Baseline Security Analizer (http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=4B4ABA06-B5F9-4DAD-BE9D-7B51EC2E5AC9&displaylang=en), instale e execute ele.

                Proceda a correção de todos problemas de segurança apontados, acesse novamente o Microsoft Update e atualize seu servidor denovo.

                Pronto, até aqui você instalou e configurou corretamente um SBS 2003 SP1 Standard, agora vamos presseguir com a instalação das R2 Technologies, para torná-lo um SBS 2003 R2 Standard.

                Agora você insere o CD das R2 Technologies e instala ordenadamente, de cima para baixo, conforme a imagem seguinte:

                 A instalação do Service Pack do Exchange não requer informação alguma, basta aceitar o contrato e mandar avançar. A atualização do SharePoint segue a mesma linha, basta aceitar e avançar.

                Agora na instalação do Windows Small Business Server 2003 R2, temos o que configurar. Coloque o WSUS em um drive diferente do que o do sistema e depois é só aguardar, pois não haverá mais nada a configurar.

 

                Agora visite o Microsoft Update denovo, rode o Microsoft Baseline Security Analizer, proceda às alterações solicitadas por ele e atualize novamente. Execute este procedimento a cada instalação de componentes do Windows. Rode novamente o Wizard de acesso a internet e pronto, você já tem um Windows Small Business Server 2003 R2 Standard, agora vamos instalar os CDs das tecnologias Premium para torná-lo um Windows Small Business Server 2003 R2 Premium.

                Este procedimento é iniciado pela instalação do SQL Server 2005 Workgroup Edition, que substituiu o SQL Server 2003 do Windows Small Business Server 2003 SP1 Premium Edition. Alguns recursos foram perdidos e outros foram ganhos, para identificar o que mudou verifique a tabela a seguir.

 

                Nos componentes a instalar clique em SQL Server Database Services e depois clique em Advanced.

                               Agora expanda “Client Components” e determine que “Connectivity Components” e ”Management Tools”, serão instalados.

                Ainda que outros componentes possam ser instalados, esta é a instalação padrão. Continue a instalação escolhendo “Default Instance”, “Use the built-in System Account”. Não altere os serviços e mantenha o “Windows Authentication Mode”. Nas configurações de “Collation” aceite o padrão.

 

                Nas configurações de erros e relatórios de uso, selecione as duas caixas e avance. O último passo é iniciar a instalação.

                Quando concluir a instalação, depois de inserir o disco 2 e reiniciar o servidor, insira novamente o disco 1 e reinicie a instalação do SQL Server, mas desta vez selecione “Reporting Services”, depois no nome da instância selecione a que irá utilizá-los. Nos componentes existentes avance e na conta de serviço use a mesma da instalação do SQL Server. Em “Report Server Installation Options” apenas avance e siga até o final do Wizard, sempre aceitando as opções padrão.

                Para concluir a instalação dos “Reporting Services” você precisa executar o “Configuration Manager” dele e responder as suas perguntas de acordo com o que precisa para sua aplicação (este procedimento fica fora do escopo desta estrela).

                Para iniciar este Manager faça o seguinte: Iniciar -> Todos os Programas -> Microsoft SQL Server -> Configuration Tools -> Reporting Services.

                Caso deseje migrar sua base do SharePoint para o SQL Server 2005, siga as instruções do seguinte link: http://download.microsoft.com/download/4/0/8/40860507-c351-4308-a876-e1b83ee4e77a/sqlinstallsteps.htm#BKMK_MIGRATESTS

                A instalação do SQL Server segue sem que seja necessária nenhuma intervenção, então depois insire o CD 1 das Premium Technologies denovo e selecione o ISA Server. Só precisará escolher o drive onde deseja instalar. Durante a instalação do ISA Server o Wizard para acesso a Internet será executado automaticamente. Apenas confirme todos os passos deste Wizard, pois ele apresentará a configuração que você mesmo havia feito anteriormente.

                Após a instalação dele reinicie o servidor, rode o MBSA e atualize o servidor. Agora sim, habilite a sua política de segurança de senhas.

Pronto, instalação do Windows Small Business Server 2003 R2 Premium Edition concluída.

Published sexta-feira, 5 de outubro de 2007 12:44 by Paleo

Comments

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quarta-feira, 7 de novembro de 2007 10:42

Amigo Carlos.

Sou estudante de Redes de Computadores, aqui em Natal-RN, faço um curso de Redes na Faculdade Fatern e penso em montar uma LanHouse.

Eu poderia fazer uma LanHouse com mais de 10 micros com este mesmo programa que você fez?

Muito obrigado, Carlos.

Um abraço.

Pedro Luiz

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ segunda-feira, 19 de novembro de 2007 2:11

Pedro,

ele pode ser utilizado em redes de até 75 clientes, sendo estes micros ou outros dispositivos de rede (impressoras, smart devices, ...)

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quinta-feira, 22 de novembro de 2007 13:50

Como adiciono as CALs no Windows Server 2003 for Small Business Server, ele me pede para digitar 25 caracteres.

Enoque

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quinta-feira, 29 de novembro de 2007 1:59

Sim, Enoque,

para adicionar CALs precisas digitar a chave delas, que possui 25 caracteres. Ele vem no seu contrato de CALs.

No WIndows Server Standard basta informar durante a instalação quantas CALs irá ativar, mas no SBS, não. Ele ativa apenas 5 na instalação e para habilitar as outras precisa informar a chave de 25 caracteres.

Para informá-la vá em: Server Management -> Licensing -> Add Licenses.

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quinta-feira, 6 de dezembro de 2007 17:22

Eu tenho instalado o SBS 2003, em um servidor aqui, só que agora quando eu mandei iniciar, ele travou com a mensagem "aplicando comfigurações do computador" é na passa, oque deve fazer neste caso.

Claudio

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ terça-feira, 4 de março de 2008 21:03

Montei um servidor para hospedar minha web page, ao digitar a URL sempre me pede a senha do administrador para acesso. Como tiro isso? Obrigado....

Meu e-mail - renato@hubner.org.br

Renato Prado

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quarta-feira, 5 de março de 2008 12:14

Em qual pasta do servidor web você colocou esta página?

Após identificar isto, acesse o Gerenciador do IIS e dê um clique direito na pasta, vá em segurança e marque Permitir acesso anônimo.

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quarta-feira, 5 de março de 2008 12:39

Claudio,

você procedeu à instalação conforme descrito neste artigo?

No modo de segurança ele inicia normalmente? Se iniciar use o MS CONFIG e vá desabilitando o serviços de acordo com a regra 50-50 até identificar quem está causando o travamento.

Favor postar dúvidas em http://www.mugrs.org, pois as respostas virão mais rápido.

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quarta-feira, 19 de março de 2008 22:47

Muito bom essas instruções, valeu me foi de otima ajuda.

paulo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ segunda-feira, 21 de abril de 2008 17:20

Olá Amigos,

Estou instalando o Windows Small Business Server 2003 no servidor de uma empresa que possui 12 maquinas.

Segue as informações da rede:

Tenho um speedy que está ligado no roteador, este por sua vez está ligado em minha switch que está distribuindo as conexões para as maquinas.

 Conforme a explicação acima tenho que ter 2 placas de rede. A placa de rede interna tenho que colocar qual endereço? A mesma pergunta faço para a placa de rede Externa?

 Atualmente tenho um provedor terra para mensagens pop3, quero me desfazer do provedor e deixar apenas o exchange para receber e enviar mensagens, sendo assim, tenho que realizar alguma configuração no provedor para que isto ocorra?

O meu e-mail é: rodrigo.schmik@hotmail.com

Obrigado pela a atenção.

Rodrigo Schmik

Rodrigo Schmik

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ terça-feira, 22 de abril de 2008 9:43

Rodrigo,

as configurações que perguntou constam do tutorial acima. Para receberes as mensagens no teu servidor precisas que o provedor deixe aberta a parte 25 e que no DNS do teu domínio conste um registro MX para o IP externo do teu servidor.

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ terça-feira, 22 de abril de 2008 13:28

Olá Paleo,

 Voçê pode me informar por gentileza qual seria este IP Externo que devo informar?

 Com relação a porta 25, isto seria com o Speedy?

 E como faço para configurar um registro MX para o IP externo?

 No momento tenho apenas o Gateway, e DNS que a telefonica concedeu, eu teria que ter mais alguma coisa?

 Desculpe-me pela minha falta de conheçimento, mais é que estou instalando um servidor pela 1 vez, por isso não tenho experiencia.

Muito Obrigado pela a atenção!

Rodrigo Schmik

Rodrigo Schmik

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ terça-feira, 22 de abril de 2008 15:16

Rodrigo,

deixe a placa externa com IP dinâmico.

A porta 25 é com o Speedy sim. Em resumo, se o teu plano for empresarial já deve estar aberta, mas se for residencial certamente estará fechada.

O registro MX deve ser configurado onde o seu DNS está registrado. O servidor para onde o registro no registro.br aponta.

Tens IP fixo ou dinâmico com a telefonica?

Fazer postar as dúvidas em http://www.mugrs.org. Fica bem mais fácil para eu responder, :D.

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quinta-feira, 10 de julho de 2008 8:43

Paleo, eu tenho uma rede com 1 modem velox(speed stream 4200) e um Broadband Router da Linksys, modelo: WRT54G. Qual a melhor cenário para instalar o SBS Premiun Edition?

Devo rotear o modem ou utilizar o Linksys já que oferece mais recursos?

Outra pergunta, se eu rotear o modem, qual será o ip atribuido a interface externa do SBS?

Cezar.

Cezar

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quinta-feira, 10 de julho de 2008 9:57

Cezar,

o correto é fazer o seguinte:

1 - Modem SS 4200;

2 - Linksys com o firewall habilitado e concedendo IP dinâmico. Configurando autenticação via RADIUS com o SBS. Uma reserva no DHCP do Linksys para o IP do SBS (que deverá ser fixo, na faixa do Linksys), placa externa. Nesta autenticação deve ser obrigatória a existência de um certificado em cada computador cliente (que será fornecido pelo SBS);

3 - DHCP do SBS fornece endereços para a rede interna, através da placa interna (sim, precisa ter duas placas de rede no SBS).

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quinta-feira, 10 de julho de 2008 14:13

Paleo, não entendi muito bem.

Vamos dar "nome aos bois":

A estrutura:

-1 modem Speed Stream.

-1 WRT54G (Esse equipamento é da Linksys, funciona como Access point. Tem 1 porta WAN e 4 LAN.)

-1 Servidor SBS R2 Premium Edition (que concentrará ISA, Exchange e Share Point)

Nessa situação q vc recomendou tenho as seguintes duvidas;

-Eu terei 2 servidores DHCP? Qual o motivo?

-Quem ira autenticar com o velox? O SS ou o Linksys?

-Quais os motivos de implantar certificados nesse nosso caso?

Obs. Pretendo configurar essa estrutura com Dns dinamico (DynDNS), apenas para publicar OWA e Share Point.

Cezar.

Cezar

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quinta-feira, 10 de julho de 2008 21:01

Cezar,

favor postar esta dúvida em http://www.mugrs.org, pois lá as respostas servirão para mais pessoas.

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ sexta-feira, 11 de julho de 2008 8:47

Paleo,

Lancei um topico(Estrutura de Rede com SBS 2003 R2) no http:// tewww.mugrs.org, conforme solicitado.

Abração!

Cezar

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ sexta-feira, 11 de julho de 2008 19:26

Beleza, muito obrigado. Já respondi nele.

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ segunda-feira, 14 de julho de 2008 18:05

Hoje baixei os ISO´s da instalação do SBS 2003, consigo gravar o ISO no CD etc e tal, mas não consigo dar boot por esse CD. Por favor uma ajuda.

Baixei os aquivos .ISO do site da própria Microsoft (msdn)

Abraço.

Rodrigo.

Rodrigo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ terça-feira, 15 de julho de 2008 9:17

Rodrigo,

o CD 1 é bootável. Se o seu não está bootando verifique na BIOS se o boot por CD está habilitado. Se estiver o problema está na mídia.

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quinta-feira, 21 de agosto de 2008 14:04

Boa tarde..

Instalei o small em um cliente. Subi para o domínio uma máquina com 500 mb de email (usando o microsoft outlook 2003) . Na subida os arquivos de email foram convertidos em *.ost .

2 dias depois esta máquina  teve que sair do domínio   e então não consegui mais recuperar os emails do usuário. Em contato com a Microsoft , me informaram  que preciso adquirir um software Pago   para fazer novamente a conversão  de *.ost  para  *.pst .....    Alguém tem uma dica... ?  Não consegui achar um software gratuito  que faz isto ..  

obrigado.

celso

celso

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ sexta-feira, 22 de agosto de 2008 2:19

Celso,

favor postar dúvidas em http://www.mugrs.org.

De qualquer forma, você pode usar o seguinte:

hellomate.typepad.com/.../ost2pst.exe

Ou ainda, um destes: www.brothersoft.com/.../ost-to-pst-converter.html

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quinta-feira, 28 de agosto de 2008 5:57

O Small business 2003 só permiteligações remotas no modo de ambiente de trabalho remoto para administração (máximo de 2 simultaneas), eu pretendo fazer mais, mas a opção servidor terminal  para aplicações não está disponivel nesta versão do server, queria saber uma forma de contornara asituação.

Paulo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ sexta-feira, 29 de agosto de 2008 20:28

No SBS não há como contornar isto, pois é uma das limitações do produto.

O que podes fazer é adicionar um Windows Server Standard ao domínio do SBS e rodar o serviço de terminal nele, desta forma terás contornado o problema.

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ terça-feira, 23 de setembro de 2008 11:24

Eu instalei o SBS na minha empresa. Cliquei em cancelar lá no ponto que nem vc fez. Dai eu ja pulei para o sql server.

Agora tento adicionar mais cals e não da certo.

Não o gerenciamento do servidor na tela iniciar.

Me ajude, por favor?

Felipe

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ terça-feira, 23 de setembro de 2008 16:10

Felipe,

você não pode pular etapas numa instalação de SBS, pois quando faz isso deixa de instalar componentes MUITO importantes, dentre os quais os assistentes de adicionar CALs.

Tente continuar com a instalação, se ainda tens o ícone na tela, para evitar ter de reinstalar.

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quinta-feira, 16 de outubro de 2008 15:36

tenho um servidor com SBS instalado e configurado, com SQL instalado para meu banco de dados e ele tinha apenas uma placa de rede, pois não havia necessidade de compartilhamento da rede, e ele envia os dados para meu micro cliente pela internet atraves de um ip externo, e agora adcionei mais uma placa de rede para compartilhar a internet e rede diretamente para meu pc cliente , configurado com Win XP Pro, gostaria de saber quais as configurações que preciso fazer na nova placa de rede instalada, e quais configurações de ip fazer em meu computador cliente . Segue abaixo a configuração de rede do meu servidor:

Endereço ip:                   201.6.119.xxx

Mascara de sub rede:      255.255.255.0

Gateway padrão:             201.6.119.xxx

DNS preferencial:            201.6.0.112

DNS alternativo:              201.6.0.2

será que poderia me explicar passo a passo, sou leigo no assunto e comecei a trabalhar a pouco tempo com servidores. Gostaria de saber como configuro a placa interna e tambem as placas dos micros clientes.

se puder me indicar um bom antivirus para este servidor agradeço

obrigado

alessandro almeida freire

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ domingo, 19 de outubro de 2008 23:04

Alessandro,

eu alterei as informações de IP do seu post para que não recebas acessas indesejados.

Basta que deixe a placa que se comunicará com o mundo exterior configurada para IP dinâmico e a placa para a rede interna com IP fixo. Depois roda o assistente de acesso à internet e respondas às perguntas dele, da forma descrita no tutorial acima.

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ segunda-feira, 20 de outubro de 2008 6:41

Queria actualizar a página web publica, que esta num server sbs. Onde posso encontra-la?

Ingi

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quinta-feira, 23 de outubro de 2008 14:32

Tenho o Windows Server 2003 Standard Edition que é o controlador de domínio da rede. Estamos comprando um novo servidor. Eu poderia instalar o SBS no novo servidor?

Elton

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ sexta-feira, 24 de outubro de 2008 11:49

Elton,

podes instalar o SBS no novo servidor, mas terás que transferir o controle do domínio para ele. Deixa o teu Std como controlador adicional, proporcionando redundância, etc.

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ sexta-feira, 24 de outubro de 2008 11:57

Ingi, a qual página pública te referes? Companyweb, OWA, RWW?

Fazer postar dúvidas em http://www.mugrs.org

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ terça-feira, 4 de novembro de 2008 17:47

Boa Tarde,

Estou com SBS R2,onde desejo ativar o Windows Terminal Service, porém quando vou fazer isso a opção não habilita para mim, o que faço?

Wellington

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quarta-feira, 12 de novembro de 2008 10:14

Wellington,

repare no início deste tutorial, nas limitações, que o SBS não dá suporte a Terminal Services no modo de aplicativos. Para isto precisas colocar um segundo servidor Windows na rede e habilitar neste o serviço de TS. Feito isto o SBS vai gerenciar as licenças de TS deste segundo servidor.

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ terça-feira, 16 de dezembro de 2008 4:24

Ok

Luiz Olicio

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ terça-feira, 6 de janeiro de 2009 12:02

Amigo Carlos.

A empresa que trabalho adquiriu um server com  SBS eopen e tenho 90 dispositivos de impressão para compartilhar através dele... o limite de conexão se aplica a serviço de impressão também?

Muito obrigado e um bom ano novo!

Danilo Monteiro

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009 16:22

Carlos,

É possível bloqiear internet nas estações sem o ISA Server? só com o SBS  2003?

Obrigado

Wanderson

Wanderson

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ domingo, 19 de abril de 2009 13:32

O firewall básico do SBS não dá essa opção. Poderias tentar algumas gambiarras via DNS e RRAS, mas o ideal para o SBS Standard seria usar uma solução de terceiros mesmo.

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ segunda-feira, 25 de maio de 2009 2:04

Olá Danilo Monteiro, só agora vi o teu post. Se utilizar o licenciamento por usuários não, mas se for o por dispositivos, sim.

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ sexta-feira, 26 de março de 2010 9:35

é oseguinte em primeiro lugar otimoblog hein tira muitissimas duvidas, na empresa onde trabalho uso o SBS 2003 e mais 15 máquinas na rede, sendo que tive um problema no servidor e tere que formata-lo, como utilizar depois nas maquinas clientes a mesma conta, tendo em vista que depois que formato ele me cria uma nova cnta nas maquinas clientes, existe alguma maneira de manter a mesma conta nas maquinas clientes..... agurado uma resposta e muito obrigado

Manoel

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ sábado, 24 de abril de 2010 22:07

estou com uma dúvida enorme. Quero montar um servidor aqui em minha LAN. Só que o Windows Server 2003 que tenho é o Windows Server 2003 Enterprise SP2 em Português. Já pesquisei na NET, procurando onde fazer o download do Windows Small Business Server 2003 R2 Premium em Português, só que não encontrei nada, nem no site da Microsoft tem a menos que tenha procurado errado. Poderia me esclarecer, onde posso baixar o Windows Small Business Server 2003 R2 Premium em Português.

Thiago Rafael

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ domingo, 16 de maio de 2010 17:45

Manoel, só se realizares um backup do AD e depois restaurá-lo, mas se o teu problema for no AD mesmo, não terás saída a não ser criar novas contas. O problema todo reside no fato que mesmo contas com os mesmos nomes, para o AD possuirão IDs diferentes, mas tens como alterar da antiga para a nova manualmente, claro que será um trabalho extra.

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ domingo, 16 de maio de 2010 17:47

Thiago Rafael, você não consegue mais o 2003 R2 Premium, agora apenas o 2008. Pode baixá-lo do site da Microsoft em technet.microsoft.com/.../cc184870.aspx.

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ segunda-feira, 8 de novembro de 2010 19:43

ncluding specific questions in posts definitely helps get higher numbers of comments. I find that when I include questions in my headings that it is a particularly effective way of getting a response from readers as you set a question in their mind from the first moments of blog.

buy propecia

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ sexta-feira, 28 de janeiro de 2011 10:27

Hey, I am checking this blog using the phone and this appears to be kind of odd. Thought you'd wish to know. This is a great write-up nevertheless, did not mess that up.

- David

Car Hire Alicante Airport

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quarta-feira, 20 de abril de 2011 9:49

Your point is usefule for our team. Thanks!

Alicante Airport

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ sábado, 20 de agosto de 2011 21:55

Grade A Blog!

Seotool

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 13:57

Amigo, estou comprando windows server 2008 Standard premium edition.  Te pergunto: esse win tem acesso normal para conexão remota?  Tem como uma filiao conectar remotamente pela area de trabalho remota deste windows?

ABELARDO COSTA DE OLIVEIRA

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ terça-feira, 31 de janeiro de 2012 3:20

Sim Abelardo, isso é possível.

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ sábado, 28 de abril de 2012 11:11

GOSTARIA DE SABER QUAL PLACA MAE QUE CONTENHA CONTROLADORA DE RAID INTERNO COMPATIVEL AO PROCESSADOR INTEL XEON X3430??

GISELE

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ sábado, 28 de abril de 2012 11:27

Gisele,

não sei lhe responder isso, só pesquisando. Informe-se com o seu fornecedor de hardware, pois ele tem que saber isso. Se você mesma for fazer isto, procure um documento chamado "Hardware Compatibilty List" junto ao fabricante da placa mãe.

Paleo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ sexta-feira, 4 de maio de 2012 0:09

My brother recommended I might like this website. He was totally right. This post truly made my day. You cann't imagine just how much time I had spent for this information! Thanks!

Mouradc Lineo

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ sexta-feira, 21 de dezembro de 2012 22:15

Do you mind if I quote a couple of your posts as long as I provide credit and sources

back to your weblog? My website is in the very same area of

interest as yours and my users would really benefit from a lot of

the information you present here. Please let me know

if this okay with you. Cheers!

Bruce

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ domingo, 10 de fevereiro de 2013 15:11

Wow that was odd. I just wrote an very long

comment but after I clicked submit my comment didn't show up. Grrrr... well I'm not writing all that over again.

Regardless, just wanted to say superb blog!

Cornish

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013 4:51

Thanks for your personal marvelous posting! I certainly enjoyed

reading it, you're a great author. I will make certain to bookmark your blog and will often come back at some point. I want to encourage yourself to continue your great job, have a nice evening!

Baldridge

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 18:51

I like the valuable information you provide to your articles.

I will bookmark your blog and test again right here regularly.

I'm rather certain I'll be informed many new stuff proper right here!

Good luck for the next!

Cason

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ sábado, 2 de março de 2013 18:00

If you are going for best contents like me, only pay a quick visit this web site every day as it

provides feature contents, thanks

Wooley

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ domingo, 10 de março de 2013 11:03

Having read this I thought it was really enlightening.

I appreciate you taking the time and energy to put this article

together. I once again find myself spending a significant amount of time both reading and leaving comments.

But so what, it was still worth it!

Barreto

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ quinta-feira, 14 de março de 2013 16:17

I am not certain where you are getting your information, however great topic.

I needs to spend some time learning more or figuring out more.

Thanks for excellent info I used to be on the lookout for this info for my

mission.

Mena

# re: Instalação do Windows Small Business Server 2003 R2@ domingo, 24 de março de 2013 9:18

As the admin of this web site is working, no question very soon it will be famous,

due to its feature contents.

Aiello